Os mapas são ótima forma de memorizar e fixar um conhecimento já estudado. E esse o detalhe importante. Geralmente quem pega um mapa mental pela primeira vez e não conhece nada sobre o assunto mapeado, fico perdido, não entende, não sabe para onde deve olhar.
Mas quando já se estudou aquele assunto, o mapa mental dá uma luz, organizando todo aquele assunto embaralhando na sua cabeça, que agora parece ter uma seqüência, uma lógica.
Como os mapas mentais usam principalmente visão, eles devem ser: visualizados!
E como fazer isso? Em curso de memorização que eu fiz, o instrutor aconselhava a dá uma olhada nos mapas todos os dias, não se detendo mais de 10segundos em cada um. Faço isso geralmente 1 ou 2 semana antes de prova.
Outra coisa que aprendi com uma amiga que também estuda com mindmaps foi espalhar os mapas pelas paredes da casa.
Meus lugares preferidos são na parede do quarto, naquele ponto fico olhando quando acordo e ainda estou com preguiça de levantar. Também gosto de colocar no banheiro, no box do chuveiro, por exemplo. Essa minha amiga que colocava no teto. O corredor também é uma ótima opção.
Se não quiser imprimir 2 cópias de todos os mapas, pode fazer dos assuntos que você tem mais dificuldade, quando memorizar esses mapas, pode trocar por outros.
Se você tem alguma dica de como aproveitar melhor os mapas mentais, compartilhe com agente.
Abraços,
Terezinha
domingo, 2 de março de 2008
Dica para memorização dos mapas mentais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário