terça-feira, 8 de abril de 2008

Imagens para mapas mentais

Eu vi em um título de um software sobre mapas mentais era "pensar com imagens". É exatamente isso que eu penso quando estou fazendo um mapa mental. Por isso é muito importante ter uma software que ajude na manipulação de imagens.

Boas imagens para mapas são aquelas simples, limpas e de poucas cores. Aquelas que mesmo muito pequenas, continuam claras.

(Quando eu me refiro a imagens boas ou ruins é considerando seu uso em mapas mentais.)


Imagem Ruim: apesar passar claramente a idéia de pagamento, quando é reduzida, não conseguimos mais enxergar esses detalhes.
Imagem boa: já essa imagem, também para pagamento, a redução não alteração significativamente seu entendimento.


Até pouco tempo atrás encontrar boas imagens na web não era tarefa fácil. O CD de cliparts também não ajudavam muito, a maioria desses cliparts eram muitos carregados, com muitos detalhes que prejudicavam as imagens pequenas.

Minha sorte começou a mudar quando descobri o site de cliparts da Microsoft (http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/default.aspx)

Lá, com um pouco de paciência, dá para achar muita imagem legal. O melhor achado foi a coleção Screen Beans (http://www.bitbetter.com/freebie.htm), que hoje é vendida no site desenvolvedor, mas têm muitas imagens grátis. O interessante dessa coleção para mapas mentais é que o Sr.Bean está nas mais diversas situações e sempre em imagens bem limpas e claras.

Depois disso, em vez de procurar por clipart, comecei a procurar por ícones. Aí sim, as imagens são exatamente com eu procurava. Eu procuro baixar em versão PNG, se não estiver disponível, com GIF. Evito o as extensões .ICO, apesar MindManager suportar, mas que não encontradas pelo nome do arquivo e geralmente ficam pequenas demais no mapa.

Abaixo alguns links de bons sites de ícones:

http://www.iconarchive.com/ (Fantástico!)

http://www.crystalxp.net/

http://fasticon.com/freeware/

http://www.iconshock.com/web-icons.php

http://www.supertrafego.com/cliparts_graficos.asp


Para facilitar encontrar a imagem depois, eu costumo renomear o arquivo com palavras chaves para a imagem. O MindManager tem funcionalidade para adicionar "KeyWords" às imagens, mas eu não uso pois elas se perdem quando o programa é reinstalado. Como a palavra chave no nome do arquivo é possível achá-la também pela Pesquisa do Windows.


Se você alguma dica de site ou sobre aproveitar melhor as imagens para mapas mentais, manda para gente.


Abraços,

Terezinha

www.mapasequestoes.com.br


Nenhum comentário:

Tradutor/Translate

web counter