terça-feira, 22 de abril de 2008

Por que comprar mapas mentais?

Uma dúvida muito comum é questão se é melhor comprar mapas mentais prontos ou fazer os seus próprios mapas?

Já começo respondendo: fixa melhor quando é você mesmo quem faz seus próprios mapas mentais. Até porque para resumir e esquematizar tudo você tem que ter lido e entendido a matéria antes.

Então você deve está se perguntando porque comprar (e por que eu vendo).
Primeiro, dá trabalho! Principalmente como eu faço, com muitas ilustrações. Se sua prova for mês que vem, você não conseguirá fazer nem a metade do assunto até lá. Usando um mapa feito por outra pessoa, se você estudou o assunto, o mapa ajudará a fixar. Se não estudou, com resumo você não vai 'zerado' para prova. Eu mesma já estudei por mapas feitos por outras pessoas assuntos que eu não tido tempo de fazer os meus.

Segundo, difundir a idéia de mapas mentais. Pode parecer piegas, mas não é. Eu sinto muita dificuldade de encontrar sites, blogs e coisas de tipo de pessoas que usam mapas mentais. Onde tem alguma coisa parecida são as comunidade do orkut. Sobre Scrabook (outra paixão minha), por exemplo, tem blogs as pencas, listas de discussões ativas, além centenas comunidade no orkut de gente trocando idéias, dicas. Eu sinto falta disso quando procuro sobre mapas mentias. Geralmente o que eu acho e um post em algum blog de alguém que está descobrindo as possibilidades da técnica e descreve o be-a-bá inicial. Por isso no blog estou colocando vários dicas de como fazer, links de imagens alguns passo-a-passo, em breve comentários sobre alguns software

Por último, ganhar uns trocados para fazer uma coisa que eu adoro, foi, desculpe-me o clichê, "unir o útil ao agradável". Quando criei o blog no final do ano passado, minha idéia postar um mapa de vez em quando e falar sobre os mapas. Mas os pedido por todos os mapas começaram a pipocar. Por isso decidi vendê-los.

Resumindo, melhor forma de aproveitar os mapas mentais é fazendo os seus. O Aldo Novak defende inclusive que eles devem ser feitos no papel. Mas se você está começando agora ou está sem tempo para fazer um determinado assunto, mapas mentias feitos por outras pessoas ajudam sim.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como faço para revender os Mapas Mentais?

Tradutor/Translate

web counter