terça-feira, 22 de abril de 2008

Por que comprar mapas mentais?

Uma dúvida muito comum é questão se é melhor comprar mapas mentais prontos ou fazer os seus próprios mapas?

Já começo respondendo: fixa melhor quando é você mesmo quem faz seus próprios mapas mentais. Até porque para resumir e esquematizar tudo você tem que ter lido e entendido a matéria antes.

Então você deve está se perguntando porque comprar (e por que eu vendo).
Primeiro, dá trabalho! Principalmente como eu faço, com muitas ilustrações. Se sua prova for mês que vem, você não conseguirá fazer nem a metade do assunto até lá. Usando um mapa feito por outra pessoa, se você estudou o assunto, o mapa ajudará a fixar. Se não estudou, com resumo você não vai 'zerado' para prova. Eu mesma já estudei por mapas feitos por outras pessoas assuntos que eu não tido tempo de fazer os meus.

Segundo, difundir a idéia de mapas mentais. Pode parecer piegas, mas não é. Eu sinto muita dificuldade de encontrar sites, blogs e coisas de tipo de pessoas que usam mapas mentais. Onde tem alguma coisa parecida são as comunidade do orkut. Sobre Scrabook (outra paixão minha), por exemplo, tem blogs as pencas, listas de discussões ativas, além centenas comunidade no orkut de gente trocando idéias, dicas. Eu sinto falta disso quando procuro sobre mapas mentias. Geralmente o que eu acho e um post em algum blog de alguém que está descobrindo as possibilidades da técnica e descreve o be-a-bá inicial. Por isso no blog estou colocando vários dicas de como fazer, links de imagens alguns passo-a-passo, em breve comentários sobre alguns software

Por último, ganhar uns trocados para fazer uma coisa que eu adoro, foi, desculpe-me o clichê, "unir o útil ao agradável". Quando criei o blog no final do ano passado, minha idéia postar um mapa de vez em quando e falar sobre os mapas. Mas os pedido por todos os mapas começaram a pipocar. Por isso decidi vendê-los.

Resumindo, melhor forma de aproveitar os mapas mentais é fazendo os seus. O Aldo Novak defende inclusive que eles devem ser feitos no papel. Mas se você está começando agora ou está sem tempo para fazer um determinado assunto, mapas mentias feitos por outras pessoas ajudam sim.

sábado, 12 de abril de 2008

Fazendo mapa mental a partir de Lei (8112)

Oi Pessoal,
tenho recebido muitos emails de pessoas que se interessam pelo mapas, querem fazer o seus, mas não conseguir ir muito além do nó principal.

Os mapas podem ser feitos feitos de assuntos téoricos, leis ou até mesmo a partir de questões.
Vou mostrar aqui como fazer um mapas a partir de uma lei.

Abaixo um trecho da Lei 8.112.

Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:
I - a nacionalidade brasileira;
II - o gozo dos direitos políticos;
III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
V - a idade mínima de dezoito anos;
VI - aptidão física e mental.
§ 1o As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.
§ 2o Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
§ 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.
Passo 1: Copiar a lei para o mapa
Simplesmente colocando isso no mapas fica assim:


Mas isso não é muito diferente da lei, não é?

Passo 2: Reduzir o texto
Os mapas são baseados em palavras chaves, e quanto menos palavras melhor. Então vamos tirar os artigos, subistuir números por extenso por algorasmios, usar símbolos matemáticos quando possível. O texto também pode ser dividido para deixar claro todas informações contidas nele (ex.:§2º).

Pode ser que quando estiver fazendo, alguns galhos não possam ser reduzidos com muita facilicidade (ex.:§3º). . Neste caso, deixe assim. Em próximas revisões outas idéias vão surgindo.

Passo 3: Colorindo
A partir deste ponto, o mapa mental começa a ficar mais interessante. Neste passo vou usar uma cor para destacar os requistos que estão nos incisos e outra para informações complementares do parágrafos.
Dependendo da pressa, eu paro neste ponto. Assim já está melhor de lê que na lei e já passa a ser um ponto certral para fazer anotações futura sobre assunto.

Passo 4: Colocando imagens
Essa etapa é mais demorada e que requer mais trabalho. No post anterior eu postei dicas e links sobre imangens para mapas mentais.

As imagens devem representar o que está no galho.

Se não conseguir imagens para todos os galhos, é interessante que tenha pelo menos para os principais.

Agora sim temos mapa mental bonitinho!!

Dúvidas e sugestões, mande para gente.
www.mapasequestoes.com.br

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Softwares MindMaps Mapas Mentais

Em 2003, quando eu comecei a buscar um software para digitar meus mapas mentais que estavam no papel achei pouquíssimos, MindManager, ConcpetDraw e mais uns dois ou três que não lembro agora.

Hoje já existem algumas centenas de ferramentas para MindMaps, comprovando o crescimento do uso desta técnica. Neste link http://http//www.mind-mapping.org/ há mais de 200 softwares, com pequenos comentários sobre eles (em inglês).

Muitas pessoas me perguntam que software eu uso (Resp.: MindManager), se esse ou aquele é bom, quais são os grátis. Por isso vou iniciar uma série aqui no blog de "Reviews de Softwares MindMaps".

Levantei alguns critérios que achei importante ou funcionalidade que uso com freqüência:

  1. Facilidade de Instalação
  2. 1a. Impressão
  3. Inserir Tabelas
  4. Tópico flutuante
  5. Anotações
  6. Importar imagens do PC
  7. Inserir de novos galhos
  8. Inserir imagens
  9. Relacionamento entre galhos
  10. Numeração
  11. Exportação para outros formatos
  12. Preço
Caso achem que tem mais alguma que seria interessante, mande para mim.

Alguns programas que pretendo avaliar são:
Desktop:
  • FreeMind
  • MindMapper
  • NovaMind
  • IMindMap
  • Xmind
OnLine
  • Mind42
  • MindOmo
  • MindMeister
Coloquei um enqunte aqui no blog, semana que vem vejo que está ganhando para começar a valiação por esse.
Sugestões são bem vindas. :)

-------------------------------------------
www.mapasequesotes.com.br

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mapas Mentais - Como fazer

Os mapas mentais começam com uma idéia central. A partir dela, vão saindo os galhos com as idéias derivadas e detalhamentos.

Os mapas podem ser desenhados, literalmente, ou construídos com softwares.

Se estiver fazendo o mapa mental com software, as idéias podem ir sendo colocadas, como na técnica do brainstorm, e depois podem ser reordenadas ou divididas em mais de um mapa mental.

Agora vou fazer um mapa mental a partir do texto sobre Mapas Mentais extraído da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental).

Mapa Mental

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.


O método

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Eles podem ser feitos com um software adequado ou com canetas coloridas e um bloco de papel, e podem ser usados por todos os profissionais para gerenciar qualquer tipo de informação. Este método de registro é cada vez mais usado por uma série de profissionais de todas as áreas de conhecimento humano.

O sistema de diagrama dos mapas mentais funciona como uma representação gráfica de como as idéias se organizam em torno de um determinado foco. Os Mapas Mentais funcionam exatamente como o cérebro, segundo Buzzan. Quando um Mapa Mental é elaborado, cada parte do mapa é associada com o restante, criando conexões entre cada conceito.

Viviani Bovo e Walther Hermann, na América do Sul, autores de tratam da aplicação das técnicas gráficas de gerenciamento de informações, ao aprendizado, à expansão da criatividade e à criação de conhecimentos. Grupos de estudo têm se formado pelo mundo, geralmente ligados ao centro Buzan, para estudar e compreender o sistema de mapas mentais. Por outro lado, o coach Aldo Novak considera que o sistema de gestão gráfica é ideal para aplicações na organização pessoal, profissional e corporativa.

Recursos

O uso de software, para geração dos mapas mentais é visto com reservas por parte dos especialistas, embora muitos os defendam. Aldo Novak, autor de A Única Diferença, enfatiza que os mapas a serem usados para aprender, devem ser feitos sempre à mão, com canetas coloridas e papel, enquanto os mapas usados para ensinar (ou transferir informações) devem ser feitos com softwares especiais. Alguns autores, como Novak, comparam os mapas mentais que atualmente são feitos com uma ferramenta de trabalho que foi usada por Leonardo Da Vinci, e que utilizava gráficos e um alfabeto visual.

Mapas mentais são, aparentemente, semelhantes aos mapas conceituais. Contudo, os mapas conceituais são estruturados com base em relações entre conceitos, explicitadas por frases de ligação, formando proposições, as quais são passíveis de análise lógica.

Depois da primeira leitura, lemos novamente e vamos colocandos as informações que jugarmos importantes no mapas. O que eu fiz ficou assim:

Um mapas assim, não usa muito do cérebro. Depois de colocar as idéias, vamos torná-las visuais e facilitar a memorização pelo cérebro. Para isso vamos usar cores, imagens e fonte diferenciadas.

Pronto! Se tivermos se quisermos alterar mais informações sobre "Mapas Mentais" podemos abrir no mapa e ir colocando aqui.

Agora faça o seu. Dúvidas e sugestões são bem vindas.

Software usado: MindManager (www.mindjet.com)

----------------------------------

www.mapasequestoes.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2008

Imagens para mapas mentais

Eu vi em um título de um software sobre mapas mentais era "pensar com imagens". É exatamente isso que eu penso quando estou fazendo um mapa mental. Por isso é muito importante ter uma software que ajude na manipulação de imagens.

Boas imagens para mapas são aquelas simples, limpas e de poucas cores. Aquelas que mesmo muito pequenas, continuam claras.

(Quando eu me refiro a imagens boas ou ruins é considerando seu uso em mapas mentais.)


Imagem Ruim: apesar passar claramente a idéia de pagamento, quando é reduzida, não conseguimos mais enxergar esses detalhes.
Imagem boa: já essa imagem, também para pagamento, a redução não alteração significativamente seu entendimento.


Até pouco tempo atrás encontrar boas imagens na web não era tarefa fácil. O CD de cliparts também não ajudavam muito, a maioria desses cliparts eram muitos carregados, com muitos detalhes que prejudicavam as imagens pequenas.

Minha sorte começou a mudar quando descobri o site de cliparts da Microsoft (http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/default.aspx)

Lá, com um pouco de paciência, dá para achar muita imagem legal. O melhor achado foi a coleção Screen Beans (http://www.bitbetter.com/freebie.htm), que hoje é vendida no site desenvolvedor, mas têm muitas imagens grátis. O interessante dessa coleção para mapas mentais é que o Sr.Bean está nas mais diversas situações e sempre em imagens bem limpas e claras.

Depois disso, em vez de procurar por clipart, comecei a procurar por ícones. Aí sim, as imagens são exatamente com eu procurava. Eu procuro baixar em versão PNG, se não estiver disponível, com GIF. Evito o as extensões .ICO, apesar MindManager suportar, mas que não encontradas pelo nome do arquivo e geralmente ficam pequenas demais no mapa.

Abaixo alguns links de bons sites de ícones:

http://www.iconarchive.com/ (Fantástico!)

http://www.crystalxp.net/

http://fasticon.com/freeware/

http://www.iconshock.com/web-icons.php

http://www.supertrafego.com/cliparts_graficos.asp


Para facilitar encontrar a imagem depois, eu costumo renomear o arquivo com palavras chaves para a imagem. O MindManager tem funcionalidade para adicionar "KeyWords" às imagens, mas eu não uso pois elas se perdem quando o programa é reinstalado. Como a palavra chave no nome do arquivo é possível achá-la também pela Pesquisa do Windows.


Se você alguma dica de site ou sobre aproveitar melhor as imagens para mapas mentais, manda para gente.


Abraços,

Terezinha

www.mapasequestoes.com.br


Tradutor/Translate

web counter