quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mapas Mentais - Como fazer

Os mapas mentais começam com uma idéia central. A partir dela, vão saindo os galhos com as idéias derivadas e detalhamentos.

Os mapas podem ser desenhados, literalmente, ou construídos com softwares.

Se estiver fazendo o mapa mental com software, as idéias podem ir sendo colocadas, como na técnica do brainstorm, e depois podem ser reordenadas ou divididas em mais de um mapa mental.

Agora vou fazer um mapa mental a partir do texto sobre Mapas Mentais extraído da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental).

Mapa Mental

Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming; e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.


O método

Os desenhos feitos em um mapa mental partem de um único centro, a partir do qual são irradiadas as informações relacionadas. Eles podem ser feitos com um software adequado ou com canetas coloridas e um bloco de papel, e podem ser usados por todos os profissionais para gerenciar qualquer tipo de informação. Este método de registro é cada vez mais usado por uma série de profissionais de todas as áreas de conhecimento humano.

O sistema de diagrama dos mapas mentais funciona como uma representação gráfica de como as idéias se organizam em torno de um determinado foco. Os Mapas Mentais funcionam exatamente como o cérebro, segundo Buzzan. Quando um Mapa Mental é elaborado, cada parte do mapa é associada com o restante, criando conexões entre cada conceito.

Viviani Bovo e Walther Hermann, na América do Sul, autores de tratam da aplicação das técnicas gráficas de gerenciamento de informações, ao aprendizado, à expansão da criatividade e à criação de conhecimentos. Grupos de estudo têm se formado pelo mundo, geralmente ligados ao centro Buzan, para estudar e compreender o sistema de mapas mentais. Por outro lado, o coach Aldo Novak considera que o sistema de gestão gráfica é ideal para aplicações na organização pessoal, profissional e corporativa.

Recursos

O uso de software, para geração dos mapas mentais é visto com reservas por parte dos especialistas, embora muitos os defendam. Aldo Novak, autor de A Única Diferença, enfatiza que os mapas a serem usados para aprender, devem ser feitos sempre à mão, com canetas coloridas e papel, enquanto os mapas usados para ensinar (ou transferir informações) devem ser feitos com softwares especiais. Alguns autores, como Novak, comparam os mapas mentais que atualmente são feitos com uma ferramenta de trabalho que foi usada por Leonardo Da Vinci, e que utilizava gráficos e um alfabeto visual.

Mapas mentais são, aparentemente, semelhantes aos mapas conceituais. Contudo, os mapas conceituais são estruturados com base em relações entre conceitos, explicitadas por frases de ligação, formando proposições, as quais são passíveis de análise lógica.

Depois da primeira leitura, lemos novamente e vamos colocandos as informações que jugarmos importantes no mapas. O que eu fiz ficou assim:

Um mapas assim, não usa muito do cérebro. Depois de colocar as idéias, vamos torná-las visuais e facilitar a memorização pelo cérebro. Para isso vamos usar cores, imagens e fonte diferenciadas.

Pronto! Se tivermos se quisermos alterar mais informações sobre "Mapas Mentais" podemos abrir no mapa e ir colocando aqui.

Agora faça o seu. Dúvidas e sugestões são bem vindas.

Software usado: MindManager (www.mindjet.com)

----------------------------------

www.mapasequestoes.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Oiii.. A versão do MindManager que você possue é em inglês? Posso saber por quanto você comprou esse software?

Tere disse...

É,é em inglês.
comprei por R$800,00 no representante www.webaudit.com.br

Anônimo disse...

Caso alguém esteja interessado pode baixar uma versão grátis por 21 dias no site do mindmanager.

http://www.mindjet.com/us/download/

Anônimo disse...

Eu não entendi bem, é para decorar as coisas? Ou é algo de auto-ajuda, o Bill Harris professor do Segredo usa isso.

Alguém pode me explicar?

Karol disse...

Olá!

Adorei seu blog. Fiz um curso sobre técnicas de estudos e quero aprender mais sobre o assunto.

Será que existe um software em português?? Meu inglês tá enferrujado....hehehehehe.

Abraços!

Tradutor/Translate

web counter